O Projeto Cãomer foi iniciado em 2015 por Kely Alves, uma moradora do bairro Jardim Canadá, que, após perder um animal de estimação em um atropelamento, começou a refletir sobre quem cuidava dos animais que passavam por situações semelhantes e não tinham ninguém para acolhê-los.
Com o bairro se tornando um local de abandono de animais “indesejados” e a prefeitura não oferecendo controle populacional adequado, surgiu a necessidade de suprir essa lacuna. Assim, começaram os resgates. Com o passar do tempo, mais animais eram resgatados, e mais pessoas começaram a se sensibilizar pela causa e a contribuir.
O abrigo começou em um lote vago emprestado, com os canis sendo construídos com recursos do próprio bolso. Após anos de muita luta, dedicação e dificuldades, o projeto foi ganhando forma e atraindo pessoas dispostas a abraçar essa causa diária. Hoje, já estamos no terceiro local e conseguimos abrigar cerca de 60 animais, entre cães e gatos. Em 2019, nos tornamos oficialmente uma ONG (Organização Não Governamental) e contamos com doze membros em nosso estatuto.
Todos os animais resgatados são encaminhados ao médico veterinário, onde passam por uma bateria de exames, recebem vermífugo, medicamentos para pulgas e carrapatos, são vacinados e, quando atingem a idade adequada, são castrados. Apenas animais com a saúde em perfeito estado são disponibilizados para adoção. Até 2019, conseguimos realizar mais de 900 adoções de cães e gatos.






















