O Museu do Samba está localizado no tradicional bairro de Mangueira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, um verdadeiro reduto do samba carioca.
Com um acervo único de mais de 45 mil itens, o nosso núcleo de educação patrimonial é referência. Realizamos diversas ações que promovem a valorização do samba, principal identidade cultural do povo brasileiro. Fundado em 2001 como Centro Cultural Cartola pelos netos de Cartola e Dona Zica, lideranças na região, o Museu do Samba salvaguarda as Matrizes do Samba do Rio de Janeiro, reconhecidas como patrimônio imaterial pelo IPHAN desde 2007.
Reconhecido como Centro de Referência de Documentação e Pesquisa, o Museu promove o desenvolvimento social através de atividades culturais, exposições, cursos e mais. Trabalha para o reconhecimento da contribuição da população negra ao patrimônio brasileiro.
Localizado aos pés da Favela da Mangueira, uma referência mundial do samba, o museu oferta um premiado programa de arte e educação. É um quilombo de resistência, mantendo viva nossa identidade cultural.
Com mais de 150 depoimentos gravados de sambistas de todas as escolas de samba, o Museu é um espaço vibrante de congraçamento e troca de conhecimento.
Organizamos eventos educativos que exploram a história do negro no Brasil e afirmam o valor social das escolas de samba, lutando contra a invisibilidade e o racismo.
Ajude-nos a preservar e difundir a rica história do samba. Sua doação faz a diferença. Contribua aqui para apoiar nossa missão cultural e social!